5 dicas para Gamificação em sala de aula e em casa

5 dicas para Gamificação em sala de aula e em casa

Neste artigo, vamos falar sobre o que é a Gamificação e como ela pode ajudar o professor e os pais em um ambiente físico: em sala de aula e em casa.

Eu enfatizei o ambiente físico por, justamente, a Gamificação também ser utilizada nos ambientes de aprendizagem virtual.

Vamos lá! O que é o conceito de Gamificação? É a adição de elementos de jogos nas atividades, a fim de que fique mais interessante e seu objetivo seja efetivo.

Elementos dos jogos como: Recompensas, Progresso, Rankings, Cooperação, Competição, Conquistas, Medalhas, Pontuação, a fim de que contemple os perfis dos jogadores (filhos e alunos): Conquistador, Competitivo, Exploradores e Socializadores.

Mas, como aplicar isso na prática? Vamos ás dicas!

1 – Use jogos fáceis inicialmente, mas, apenas inicialmente! Desafios sempre!

2 – Premie seu aluno e filho quando fizer o esperado, e, se for além do esperado, realmente, faça uma festa!

3 – Crie tarefas que tenham um progresso contínuo, atividades com uma grande amplitude, a fim de que no final tenha sido realizado um objetivo complexo por meio de tarefas simples

4 – Dê tarefas que sejam realizadas em grupo, sejam com irmãos, primos ou vários alunos. Ajude-os a trabalhar em equipe. A Robótica tem atividades variadas no trabalho cooperativo

5 – Dê sempre um sentido para a atividade, um objetivo a ser alcançado ou algo que será aprendido, faça projetos reais que impactem o filho e aluno.

Engajar e entusiasmar os filhos e alunos são tarefas do pais e professores.

Caso tenha se interessado no contexto, busque mais artigos no Blog Roboduca (Clique para ir ao Blog Roboduca)

Até breve! Grande abraço!

 

Luiz Calaça

Google Educator, Professor Universitário e de Robótica para crianças, Palestrante nacional, Consultor e Desenvolvedor de Software há mais de 10 anos,  IoT Designer, Articulista, Solution Maker, Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, tendo estudado por 2,5 anos Ciências da Computação na Universidade Federal de Goiás, Especialista em Big Data e Machine Learning e licenciando em Matemática.

Contatos: e-mail – educacao@roboduca.com.br

www.facebook.com/roboducando/

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: