A era das organizações exponenciais

A era das organizações exponenciais

Já parou para pensar no quanto o ambiente que vivemos foi transformado nesta última década? Vou te apoiar com alguns dados históricos.

Dez anos atrás, havia 500 milhões de dispositivos conectados à Internet. Hoje temos cerca de 50 bilhões e a estimativa é que na próxima década teremos um trilhão de dispositivos conectados. Pense nisso por um segundo e veja o tamanho do crescimento que houve em apenas dez anos.

Você conseguiria imaginar como estaremos nos próximos dez anos?

Enquanto o mundo baseado em informação está se movendo de forma exponencial, muitas das nossas estruturas organizacionais não estão aderentes com este novo ambiente. Baseado neste contexto, onde estamos diante de um arsenal de dados e de tecnologias disruptivas (inteligência artificial, data science, robótica etc), o modelo de funcionamento de algumas organizações já está em constante transformação e evolução, surgindo assim as Organizações Exponenciais (EXOs).

O conceito de Organização Exponencial (EXO) surgiu pela primeira vez na Singularity University (SU), fundada em 2008 com o empreendedor e diretor do setor de inteligência artificial da Google – Ray Kurzweil. Uma organização exponencial é aquela cujo resultado é desproporcionalmente grande (no mínimo dez vezes maior) comparado ao de suas organizações pares, devido à utilização de novas técnicas organizacionais que ascendem as tecnologias disruptivas. Ao invés de utilizar exércitos de colaboradores e/ou grandes instalações físicas, as organizações exponenciais são construídas com base nas tecnologias da informação, que desmaterializam o que antes era de natureza física e o transferem para o mundo digital sob demanda. Como exemplo de uma EXO, temos o Airbnb que possui atualmente 1324 colaboradores e gerencia 500 mil anúncios em 33 mil cidades. No entanto, o Airbnb não possui qualquer ativo físico e vale quase US$ 10 bilhões. Da mesma forma, a Uber – o Airbnb dos carros converte automóveis particulares em táxis e foi avaliada em US$ 17 bilhões. Observe que tanto o Airbnb quanto a Uber não possuem ativos (nem praticamente força de trabalho) e estão crescendo exponencialmente.

Com base em uma pesquisa realizada, que incluiu as 100 startups que mais crescem no mundo, foram identificados traços comuns em todas estas EXOs denominados de “Propósito Transformador Massivo” (PTM). Estes são atributos que refletem os mecanismos internos e externos que estão sendo fundamentais para que estas empresas alcancem um crescimento exponencial. Foi utilizado o acrônimo SCALE para refletir os cinco atributos externos e o acrônimo IDEIAS para os cinco atributos internos. Nem todas as EXOs possuem todos os dez atributos, mas quanto mais elas tiverem, mais rápido elas tendem a crescer.

IDEIAS
> Interfaces
> Dashboards
> Experimentação
> Autonomia
> Social (Redes Sociais etc)

ESCALA
> Equipe sob demanda
> Comunidade e Multidão
> Algoritmos
> Ativos alavancados
> Engajamento

Sejam bem vindos ao novo mundo das Organizações Exponenciais!!

Fonte: Livro Organizações exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito).
Autores: Salim Ismail, Yuri Van Gees e Michael S. Malone.
Editora Alta Books.


Autor: Reinaldo Jr
Mestre em Engenharia Elétrica e Computação, Pós-Graduado em Liderança e Coaching e Graduado em Ciências da Computação.
CTO da empresa INLOC SISTEMAS – Goiânia-GO
Professor e Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Delta – Goiânia-GO
Contatos: reinaldodesouzajr@gmail.com | www.reinaldojr.com