A Tecnologia é para o bem comum

A Tecnologia é para o bem comum

Que a tecnologia é uma aliada nós já o sabemos, não é? E, em tempos de quarentena, tornou-se expressão afetiva, profissional e educacional. E, para muitos, consolidou-se como o arrimo financeiro.
A utilização cotidiana da tecnologia tem um papel social inigualável quando pensamos na unificação das fronteiras. Podemos realizar uma consulta, conversa, obtenção de documentos ou outras informações dentre de nossa casa, através da grande rede de computadores.
O e-mail, agora, tornou-se fonte de expressão amorosa para que possamos fortalecer os pacientes que estão em tratamento. Assim, diversos países destinaram endereços para que os familiares, amigos e até desconhecidos enviassem suas palavras confortantes e encorajadoras.
E onde estão os robôs neste momento? Auxiliam pacientes com o Covid-19 fazendo contatos remotos com seus familiares, e, ajudando no monitoramento médico.

Robôs no auxílio do tratamento médico
Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/17/robos-ajudam-em-combate-e-prevencao-contra-o-coronavirus-fotos.ghtml

As impressoras 3D, em que, diversos usam para pequenas brincadeiras de impressão de super heróis, tornou-se o que imprime. Está sendo utilizada na Itália imprimindo válvulas para máscaras respiradoras utilizadas nas unidades de terapia intensiva (UTI).

Válvulas impressas em impressoras 3D para suprir respiradores
Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/valvula-impressa-em-3d-salva-vida-de-pacientes-com-covid-19-na-italia/98127

Os professores, de forma massiva, passaram a gravar suas aulas e até tiveram de se adequar aos ambientes virtuais de aprendizagem e às câmeras. Os alunos, também, a mostrar a devida disciplina e acompanhamento do conteúdo. E, diversos outros profissionais se utilizando dos aplicativos de entrega ou realizando seus cursos online. As plataformas online ascenderam exponencialmente.
Você já havia ouvido falar sobre a Inteligência Artificial (IA)? Sim, ela também cumpre o seu papel social e ajuda hospitais a detectarem sintomas da Covid-19. A tecnologia identifica características como sudorese e descoloração da pele, além da temperatura corporal do indivíduo, e, assim, realiza predições. Bem como, realiza o reconhecimento facial de visitantes nos hospitais.

Uso da IA no diagnóstico médico da Covid-19
Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/hospitais-usam-inteligencia-artificial-para-detectar-sintoma-da-covid-19/98852

E para que serve mesmo a tecnologia? Entretenimento? Não! Para o bem comum mundial.


Autor: Luiz Calaça
Google Educator, Professor Universitário e de Robótica para crianças, Palestrante nacional, Consultor e Desenvolvedor de Software há mais de 10 anos, IoT Designer, Articulista, Solution Maker, Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, tendo estudado por 2,5 anos Ciências da Computação na Universidade Federal de Goiás, Especialista em Big Data e Machine Learning e licenciando em Matemática.
Contatos: e-mail – educacao@roboduca.com.br
www.facebook.com/roboducando/