Igor Junio do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Delta, participou da equipe que teve o projeto premiado em um desafio de programação (hackathon) da concessionária de infraestrutura CCR que contou com sete mil inscritos.
A proposta deste Hackaton específico é gerar ideias voltadas para a rotina dos caminhoneiros, encontrando soluções para melhorar a qualidade de vida nas estradas, principalmente quanto à saúde física e mental desses profissionais.
O desafio reuniu ideias para a rotina dos caminhoneiros, visando a soluções para melhorar a qualidade de vida nas estradas, principalmente nas dimensões física e mental desses profissionais. Os sete mil participantes do hackathon formaram 550 equipes. Após 56 horas de trabalho, os participantes entregaram 330 projetos.
O projeto desenvolvido pelo grupo do nosso aluno foi: diante do desafio lançado, fomos a campo para entender as reais necessidades para a melhoria da saúde física e mental dos caminhoneiros.
Entrevistamos mais de 40 pessoas profissionais caminhoneiros e observamos que 88% deles tem uma preocupação em comum: a falta de pontos de parada para descanso com segurança.
Fizemos o mapeamento de dados para conseguir chegar na Persona Ideal, aqui representada pelo Marcos Silva, o nosso amigo Índio. Casado, 45 anos, dirige o seu caminhão cegonha a 15 anos.
Tem reclamado de cansaço, dores nas costas e nas pernas, mas não sabe o que fazer, pois precisa trabalhar.
Pensando em pessoas como o Índio, nós criamos o BEM NO CAMINHO.
Reunimos em uma única aplicação, diversas funcionalidades, como: rotas de viagem, sugestões de parada, botão de emergência, etc.
Foi utilizado também o processo de gamificação.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida desses profissionais, onde a interação com o aplicativo libera o acesso ao nosso PPD (Ponto de Parada para Descanso), apelidado carinhosamente de QUADRADÃO. Mas, e se a bateria acabar ou não houver sinal de telefonia? Criamos também um Totem Interativo, com as mesmas funções do aplicativo.
Saiba mais sobre o aplicativo aqui.
Saiba mais sobre o desafio aqui.