O que é plágio?

O que é plágio?
(Direitos da imagem: Gabriela Moura (blog.contentools.com.br)

Uma ideia surge na mente de alguém e ele escreve um ótimo texto, uma bela poesia, uma frase motivadora fantástica ou até mesmo um best seller. Algum tempo depois, aquela criação é divulgada pelo mundo e trechos ou todo o trabalho são copiados e difundidos por aí sem os devidos créditos. Isso é o que podemos chamar de plágio, também entendido quando se copia algo que não é seu e o faz como se fosse.

A cópia de textos variados e trabalhos acadêmicos infelizmente é muito comum e isso leva as pessoas que a fizeram a não desenvolver uma linha de raciocínio próprio que lhe traria liberdade de ideias e pensamento crítico. Como o velho ditado diz: “Se quer uma coisa bem-feita, faça-a você mesmo.”

É possível evitar o plágio utilizando-se do seu próprio conhecimento, realizando pesquisas sobre o assunto que se quer falar e se informando sobre ele, mantendo o comprometimento ético da sua literatura.

Logo, o plágio é algo que reprime pensamentos, uma algema mental que é colocada pelo indivíduo em si mesmo por mero desleixo, justificando seu ato a partir de subterfúgios como a falta de tempo para concluir uma atividade específica a ele atribuída.

Portanto, o que é plágio se não todo e qualquer texto copiado de uma fonte não creditada e que torna o pensamento algo impedido de desenvolver além do seu potencial? Assim, as pessoas não criam suas ideias, elas aceitam as já existentes e isso para elas basta.

 

Eliel Marinho Pacheco

Graduando em Administração e especializando em Gestão Financeira e Controladoria da Faculdade Delta.
Contato: eliel-pacheco@hotmail.com

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: