SOBRE O CURSO
O curso de Pedagogia da Faculdade Delta tem o objetivo de formar profissionais aptos a atuarem em escolas e empresas. Preparar o aluno para atuar em administração e supervisão escolar, orientação educacional, tecnologia de educação e outras áreas de atuação do pedagogo.
O pedagogo pode assumir cargos como: professor, diretor escolar, coordenador pedagógico, inspetor etc… E continuam surgindo outras funções como:
- a pedagogia hospitalar, que é a atuação pedagógica fora do ambiente educacional comum, mas que permite assegurar o direito à educação, principalmente àqueles que, devido a uma enfermidade, precisam ficar ausentes da escola.
- a educação especial, quando o pedagogo lida com alunos com alguma deficiência ou limitação de aprendizado e ministram aulas utilizando técnicas diferenciadas de ensino para que estes alunos sejam capazes de absorver o conteúdo exposto.
- a pedagogia empresarial, que visa provocar mudanças comportamentais nos colaboradores de uma empresa de acordo com a missão nela estabelecida e consequentemente melhorar a atuação profissional, pessoal, familiar e interpessoal.
- orientação educacional, onde o pedagogo trabalha com alunos, em parceria com professores, para compreender a realidade e características de cada estudante de forma a orientá-lo sobre como melhorar o seu desempenho escolar.
- na produção de material pedagógico. o profissional atua no desenvolvimento deste tipo de material escrevendo livros didáticos, desenvolvimento de todo tipo de instrumentos, brinquedos e jogos que possam auxiliar na aprendizagem do aluno.
- e nas indústrias de brinquedos visto que o pedagogo atua juntamente com a equipe de desenvolvimento a fim de adequar o produto à faixa etária que desejam alcançar.
Forme-se na profissão mais importante do Brasil! Toda educação básica depende dos pedagogos e consequentemente o ensino fundamental, médio e superior, porque a base educacional é o fator mais importante para o desenvolvimento intelectual do ser humano. Percebe-se uma melhora relativamente ao salário da rede pública e alguns municípios já estão pagando o décimo quarto salário.
Coordenação do curso: Especialista Patrícia Tocha Pinto da Silva Ferreira
(http://lattes.cnpq.br/1810686052652556)
RESUMO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DELTA:
REGULAMENTAÇÃO
Curso autorizado pelo MEC pela Resolução cne/cp nº 1, de 15 de maio de 2006 e reconhecimento pela Resolução cne/cp n° de 1º de julho de 2015.
1 - INDICADORES DO CURSO
Vagas semestrais | 150 |
Duração mínima do curso | 4 anos = 8 semestres |
Duração máxima do curso | 6 anos = 12 semestres |
Regime de matrícula | Por disciplina semestral |
2 - OBJETIVOS DO CURSO
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, o objetivo da Faculdade Delta é formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no ensino médio e respectivas modalidades de educação (Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância e Educação Escolar Quilombola), além da participação no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação em espaços escolares e não escolares, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, na gestão escolar, fundamentada nos princípios democráticos, na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas em que os conhecimentos pedagógicos sejam necessários.
3 - PERFIL DO PROFISSIONAL DO CURSO
Competências e Habilidades que deverão ser construídas pelos alunos:
- Criticar e questionar os limites e possibilidades das relações entre educação e sociedade;
- Estruturar projetos de investigação da realidade educacional (local, regional e nacional);
- Compreender as ciências da educação e da administração educacional;
- Conhecer as diferentes teorias da educação e suas faces;
- Compreender o fenômeno educativo como reflexo de determinações históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais;
- Conceber a educação como prática social;
- Possuir domínio da leitura, interpretação e produção de textos;
- Compreender a relação existente entre ideologia e educação, e as implicações decorrentes dessa relação;
- Realizar análise e implicações;
- Desenvolver uma visão sistêmica da organização conhecendo sua dinâmica e estrutura;
- Identificar o planejamento como ferramenta gerencial, tendo condições de elaborar o planejamento estratégico e o Plano de Desenvolvimento Escolar;
- Saber utilizar as novas tecnologias a serviço da educação;
- Compreender o conceito e a importância do currículo no contexto educativo;
- Ser capaz de construir e avaliar o Projeto Político Pedagógico;
- Conhecer a estrutura e o funcionamento da educação no Brasil, em Goiás, Goiânia e entorno;
- Identificar as correntes pedagógicas e suas influências para a educação;
- Conhecer as políticas públicas nos âmbitos federal, estadual, municipal.
- Conhecer o fazer pedagógico e os elementos que interferem no seu desenvolvimento;
- Elaborar planos de ensino e projetos educativos;
- Conhecer a legislação e os fundamentos da Educação Especial, sendo capaz de elaborar projetos de ensino na perspectiva da escola inclusiva;
- Conhecer os fundamentos sociológicos, históricos, antropológicos e psicológicos da Educação Infantil e anos iniciado Ensino Fundamental;
- Identificar as tendências pedagógicas da Educação Infantil, sendo capaz de propor e desenvolver ações educativas nas respectivas instituições;
- Aprofundar as abordagens do fazer educativo;
- Desenvolver ações educativas voltadas ao ensino;
- Compreender a arte como instrumento de desenvolvimento humano, sendo capaz de identificar, nas diferentes linguagens da arte seu potencial educativo;
- Compreender as diferentes concepções de alfabetização e letramento;
- Identificar a função da literatura na construção da linguagem infantil;
- Conhecer os fundamentos e metodologias das diferentes áreas do saber (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia) sendo capaz de desencadear ações educativas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Compreender o valor educativo da recreação e do lazer, sendo capaz de utilizar os jogos recreativos como suporte ao desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas trabalhadas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Conhecer os diferentes contextos de atuação profissional do pedagogo;
- Saber utilizar a estatística a serviço da educação;
- Compreender a andragogia, identificando as características, funções e responsabilidades do educador andragógico;
- Conhecer processos de interação entre indivíduos e grupos nos múltiplos contextos sociais e ambientais;
Construir e desenvolver propostas para a gestão de processos educativos.
4 - ÁREAS DE ATUAÇÃO
Professor na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no ensino médio e respectivas modalidades de educação:
Educação de Jovens e Adultos
Educação Especial
Educação Profissional e Tecnológica
Educação do Campo
Educação Escolar Indígena
Educação a Distância
Educação Escolar Quilombola
Na Coordenação e Direção Pedagógica em espaços escolares e não escolares
Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar (como hospitais).
5 - MATRIZ CURRICULAR
1º | Arte – Educação | 80h |
Língua Portuguesa | 80h | |
Sociologia da Educa | 80h | |
Infância, Adolescência, Sociedade e Cultura | 80h | |
Metodologia Científica | 80h | |
Atividades teórico-práticas de aprofundamento | 25h | |
Total semestral
| 425h |
2º | Filosofia da Educação | 80h |
Libras | 80h | |
Políticas Educacionais Brasileiras | 80h | |
História da Educação | 60h | |
Cultura, Currículo, Avaliação e Cidadania | 40h | |
Atividades teórico-práticas de aprofundamento | 25h | |
Total semestral | 365h |
3º | Didática fundamental | 40h |
Educação, Comunicação e Mídia | 40h | |
Psicologia da Educação | 80h | |
Alfabetização e Letramento I | 60h | |
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico | 80h | |
Atividades teórico-práticas de aprofundamento | 25h | |
Total semestral | 325h |
4º | Música | 80h |
Desenvolvimento da Linguagem I | 40h | |
Educação Inclusiva | 80h | |
Estatística Aplicada à Educação | 60h | |
Currículo: Políticas e Práticas | 40h | |
Relações Étnico-Raciais no Brasil | 40h | |
Atividades teórico-práticas de aprofundamento | 25h | |
Total semestral | 365h |
5º | Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História | 80h |
Literatura Infantil | 80h | |
Alfabetização e Letramento II | 60h | |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa I | 60h | |
Educação Infantil: Teorias e Práticas Pedagógicas | 80h | |
Estágio Supervisionado I | 100h | |
Atividades teórico-práticas de aprofundamento | 25h | |
Total semestral | 485h |
6º | Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática I | 60h |
Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica | 40h | |
Didática e formação de professores | 80h | |
Ética Profissional | 40h | |
Desenvolvimento da Linguagem II | 60h | |
Estágio Supervisionado II | 100h | |
Atividades teórico-práticas de aprofundamento | 25h | |
Total semestral | 405h |
7º | Educação Ambiental | 80h |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa II | 60h | |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática II | 80h | |
TCC I | 60h | |
Estágio Supervisionado III | 100h | |
Atividades teórico-práticas de aprofundamento | 25h | |
Total semestral | 405h |
8º | Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia | 80h |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais | 80h | |
Educação de Jovens e Adultos | 80h | |
Estágio Supervisionado IV | 100h | |
TCC II | 60h | |
Atividades teórico-práticas de aprofundamento | 25h | |
Total semestral | 425h | |
TOTAL GERAL | 3.200h |
*Observação: o PPC está disponível na íntegra na secretaria e nas bibliotecas.
PEDAGOGIA
Titulação: Licenciatura |
Duração: 4 anos |
Modalidade: Presencial |
Período: Noturno |
Mensalidade: R$ 352,00 |



