SOBRE O CURSO

O curso de Pedagogia da Faculdade Delta tem o objetivo de formar profissionais aptos a atuarem em escolas e empresas. Preparar o aluno para atuar em administração e supervisão escolar, orientação educacional, tecnologia de educação e outras áreas de atuação do pedagogo.

O pedagogo pode assumir cargos como: professor, diretor escolar, coordenador pedagógico, inspetor etc… E continuam surgindo outras funções como:

  • a pedagogia hospitalar, que é a atuação pedagógica fora do ambiente educacional comum, mas que permite assegurar o direito à educação, principalmente àqueles que, devido a uma enfermidade, precisam ficar ausentes da escola.
  • a educação especial, quando o pedagogo lida com alunos com alguma deficiência ou limitação de aprendizado e ministram aulas utilizando técnicas diferenciadas de ensino para que estes alunos sejam capazes de absorver o conteúdo exposto.
  • a pedagogia empresarial, que visa provocar mudanças comportamentais nos colaboradores de uma empresa de acordo com a missão nela estabelecida e consequentemente melhorar a atuação profissional, pessoal, familiar e interpessoal.
  • orientação educacional, onde o pedagogo trabalha com alunos, em parceria com professores, para compreender a realidade e características de cada estudante de forma a orientá-lo sobre como melhorar o seu desempenho escolar.
  • na produção de material pedagógico. o profissional atua no desenvolvimento deste tipo de material escrevendo livros didáticos, desenvolvimento de todo tipo de instrumentos, brinquedos e jogos que possam auxiliar na aprendizagem do aluno.
  • e nas indústrias de brinquedos visto que o pedagogo atua juntamente com a equipe de desenvolvimento a fim de adequar o produto à faixa etária que desejam alcançar.

Forme-se na profissão mais importante do Brasil! Toda educação básica depende dos pedagogos e consequentemente o ensino fundamental, médio e superior, porque a base educacional é o fator mais importante para o desenvolvimento intelectual do ser humano. Percebe-se uma melhora relativamente ao salário da rede pública e alguns municípios já estão pagando o décimo quarto salário.

Coordenação do curso: Especialista Patrícia Tocha Pinto da Silva Ferreira
(http://lattes.cnpq.br/1810686052652556)

RESUMO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DELTA:

REGULAMENTAÇÃO

Curso autorizado pelo MEC pela Resolução cne/cp nº 1, de 15 de maio de 2006 e reconhecimento pela Resolução cne/cp n° de 1º de julho de 2015.

1 - INDICADORES DO CURSO

Vagas semestrais
150
Duração mínima do curso
4 anos = 8 semestres
Duração máxima do curso
6 anos = 12 semestres
Regime de matrícula
Por disciplina semestral

2 - OBJETIVOS DO CURSO

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, o objetivo da Faculdade Delta é formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no ensino médio e respectivas modalidades de educação (Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância e Educação Escolar Quilombola), além da participação no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação em espaços escolares e não escolares, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, na gestão escolar, fundamentada nos princípios democráticos, na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas em que os conhecimentos pedagógicos sejam necessários.

3 - PERFIL DO PROFISSIONAL DO CURSO

Competências e Habilidades que deverão ser construídas pelos alunos:

  • Criticar e questionar os limites e possibilidades das relações entre educação e sociedade;
  • Estruturar projetos de investigação da realidade educacional (local, regional e nacional);
  • Compreender as ciências da educação e da administração educacional;
  • Conhecer as diferentes teorias da educação e suas faces;
  • Compreender o fenômeno educativo como reflexo de determinações históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais;
  • Conceber a educação como prática social;
  • Possuir domínio da leitura, interpretação e produção de textos;
  • Compreender a relação existente entre ideologia e educação, e as implicações decorrentes dessa relação;
  • Realizar análise e implicações;
  • Desenvolver uma visão sistêmica da organização conhecendo sua dinâmica e estrutura;
  • Identificar o planejamento como ferramenta gerencial, tendo condições de elaborar o planejamento estratégico e o Plano de Desenvolvimento Escolar;
  • Saber utilizar as novas tecnologias a serviço da educação;
  • Compreender o conceito e a importância do currículo no contexto educativo;
  • Ser capaz de construir e avaliar o Projeto Político Pedagógico;
  • Conhecer a estrutura e o funcionamento da educação no Brasil, em Goiás, Goiânia e entorno;
  • Identificar as correntes pedagógicas e suas influências para a educação;
  • Conhecer as políticas públicas nos âmbitos federal, estadual, municipal.
  • Conhecer o fazer pedagógico e os elementos que interferem no seu desenvolvimento;
  • Elaborar planos de ensino e projetos educativos;
  • Conhecer a legislação e os fundamentos da Educação Especial, sendo capaz de elaborar projetos de ensino na perspectiva da escola inclusiva;
  • Conhecer os fundamentos sociológicos, históricos, antropológicos e psicológicos da Educação Infantil e anos iniciado Ensino Fundamental;
  • Identificar as tendências pedagógicas da Educação Infantil, sendo capaz de propor e desenvolver ações educativas nas respectivas instituições;
  • Aprofundar as abordagens do fazer educativo;
  • Desenvolver ações educativas voltadas ao ensino;
  • Compreender a arte como instrumento de desenvolvimento humano, sendo capaz de identificar, nas diferentes linguagens da arte seu potencial educativo;
  • Compreender as diferentes concepções de alfabetização e letramento;
  • Identificar a função da literatura na construção da linguagem infantil;
  • Conhecer os fundamentos e metodologias das diferentes áreas do saber (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia) sendo capaz de desencadear ações educativas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Compreender o valor educativo da recreação e do lazer, sendo capaz de utilizar os jogos recreativos como suporte ao desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas trabalhadas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Conhecer os diferentes contextos de atuação profissional do pedagogo;
  • Saber utilizar a estatística a serviço da educação;
  • Compreender a andragogia, identificando as características, funções e responsabilidades do educador andragógico;
  • Conhecer processos de interação entre indivíduos e grupos nos múltiplos contextos sociais e ambientais;

Construir e desenvolver propostas para a gestão de processos educativos.

4 - ÁREAS DE ATUAÇÃO

Professor na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no ensino médio e respectivas modalidades de educação:

Educação de Jovens e Adultos

Educação Especial

Educação Profissional e Tecnológica

Educação do Campo

Educação Escolar Indígena

Educação a Distância

Educação Escolar Quilombola

Na Coordenação e Direção Pedagógica em espaços escolares e não escolares

Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar (como hospitais).

5 - MATRIZ CURRICULAR

Arte – Educação80h
Língua Portuguesa80h
Sociologia da Educação80h
Infância, Adolescência, Sociedade e Cultura80h
Metodologia Científica80h
Atividades teórico-práticas de aprofundamento25h
Total semestral425h
Filosofia da Educação80h
Libras80h
Políticas Educacionais Brasileiras80h
História da Educação60h
Cultura, Currículo, Avaliação e Cidadania40h
Atividades teórico-práticas de aprofundamento25h
Total semestral365h
Relações Étnico-Raciais no Brasil40h
Educação, Comunicação e Mídia40h
Psicologia da Educação80h
Alfabetização e Letramento I60h
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico80h
Atividades teórico-práticas de aprofundamento25h
Total semestral325h
Musica80h
Desenvolvimento da Linguagem I40h
Educação Inclusiva80h
Estatística Aplicada à Educação60h
Currículo: Políticas e Práticas40h
Didática fundamental40h
Atividades teórico-práticas de aprofundamento25h
Total semestral365h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História80h
Literatura Infantil80h
Alfabetização e Letramento II60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa I60h
Educação Infantil: Teorias e Práticas Pedagógicas80h
Estágio Supervisionado I100h
Atividades teórico-práticas de aprofundamento25h
Total semestral485h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática I60h
Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica40h
Didática e formação de professores80h
Ética Profissional40h
Desenvolvimento da Linguagem II60h
Estágio Supervisionado II100h
Atividades teórico-práticas de aprofundamento25h
Total semestral405h
Educação Ambiental80h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa II60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática II80h
TCC I60h
Estágio Supervisionado III100h
Atividades teórico-práticas de aprofundamento25h
Total semestral405h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia80h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais80h
Educação de Jovens e Adultos80h
Estágio Supervisionado IV100h
TCC II60h
Atividades teórico-práticas de aprofundamento25h
Total semestral425h
 TOTAL GERAL3200h

*Observação: o PPC está disponível na íntegra na secretaria e nas bibliotecas.

PEDAGOGIA

Titulação: Licenciatura
Duração: 4 anos
Modalidade: Presencial
Período: Noturno
Mensalidade:  R$ 352,00
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